Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de julho de 2011

APRENDA A PASSAR GRAVAÇÕES EM VHS (FITA DE VÍDEO-CASSETE) PARA DVD:

Dica do Robinho

vhs_dvd_f_001Gravar VHS em DVD  é uma coisa muito desejada por muitas pessoas, para digitalizar lembranças, emoções e afins.

O problema é que o alto custo (em média R$15,00 por VHS) o que deixa inviável quando você tem muitas fitas para passar para DVD.
Primeiro quero dizer que existem diversas formas de se fazer o que vai ser dito no post, porem, está é a mais "simples" e "prática" para se fazer, e até usuários mais leigos conseguiram fazer.
Então vamos lá? Abaixo segue o tutorial divido em partes e bem explicativo!

Requisitos mínimos

  • Um aparelho de videocassete.
  • Uma placa de vídeo e captura (No tutorial foi usado um modelo usb da  PixelView).
  • Um computador com gravador de DVD.

Instalando a placa de vídeo

vhs_dvd_f_002
A instalação é muito simples, basta plugar os cabos que já acompanham o VHS. Geralmente, você deve plugar os cabos RCA (Aquele Amarelo, Vermelho e Branco).
Mas em alguns casos, o videocassete terá saída S-Video (Aquele pretinho), se for o caso, é só você optar por ele e pluga-lo na placa de vídeo e captura.
vhs_dvd_f_003A diferença entre os cabos vai variar muito se você estiver usando uma placa de vídeo USB ou PCI, caso seja PCI e os cabos forem RCA você terá que usar um adaptador.
Caso esteja usando uma USB (como a da foto) será bem mais simples por não precisar colocar atrás do computador e não precisar abrir a CPU para colocar a placa de vídeo.
Pegue USB, plugue-o na placa de vídeo e captura(em sua extremidade), para poder pluga-lo mais tarde na CPU.
Isso vai garantir mais espaço e vai impedir que caso ocorra alguma coisa, não estrague sua placa de vídeo e captura e ficara mais fácil para a remoção com segurança.
vhs_dvd_f_004

Iniciando o processo

Para iniciar o processo vamos plugar extensor (o cabo USB) na CPU do computador ou no seu notebook, e claro, ao fazer isso verifique se os cabos do videocassete estão colocados corretamente.
vhs_dvd_f_005Agora instale o CD com os drivers que acompanha o dispositivo, para isto, basta colocar o CD para rodar e fazer o que se pede.

Configurando o software

Antes de começar a gravação, você deve ter um software para fazer tal processo, normalmente acompanha o dispositivo, caso não venha, procure um na internet.
Agora vamos configura-lo, marque a opção  para gravar MPEG 2, que é a mais usada para cópias em DVDs.
A resolução coloque no mínimo 640x480, mas o recomendado é 720x480.
Normalmente você consegue configurar tais coisas indo nas opções do menu "Editar", mas varia de software para software.
Não se esqueça de salvar o "projeto".

Capturando a imagem e gravando o DVD

  • Abra o software que será usado para a gravação que normalmente acompanha a placa de captura.
  • Coloque a fita VHS no videocassete.
  • Pressione o botãorec (gravar) no software.
  • Ao terminar, clique em stop e salve o projeto.
Agora antes de gravar, você poderá usar um software para edição do projeto criado, para adicionar legendas, efeitos e afins, porem, só  recomendo para usuários que já estão acostumados a fazer tais edições.
Para gravar o "projeto" em um DVD basta usar o mesmo software que acompanha o dispositivo, porem, softwares bem conhecidos e famoso como Nero também podem ser usados para este processo.
* Clique nas imagens para poder ver as mesmas em tamanho maior.
Alguma dúvida? basta postar um comentário que tentaremos responder para você o mais rápido possível, porem, antes de postar um comentário sobre este tutorial, recomendo ler as informações contidas neste link

Nenhum comentário:

Postar um comentário